3_edited.png

Mudamos de hora! (horário de Verão)

Tenho a certeza de que estão desejosos que chegue o dia da mudança da hora! O Inverno está a acabar; e chega a Primavera com tudo o que tem de encantador.


Como sabem, Sábado dia 27 de Março mudamos para o horário de Verão. Às 2h da manhã serão as 3h. E devem estar a perguntar-se porque é que estou já a escrever sobre este tema. Estou a adiantar-me para que vocês tenham tempo suficiente para ir alterando os horários dos vossos filhotes e para que esta mudança não afete muito o seu relógio biológico.


A Associação Espanhola de Pediatria refere que “a mudança da hora pode gerar problemas de atenção, irritabilidade, cansaço e desânimo, especialmente nas primeras horas escolares”.


Entendo que falamos simplesmente de uma mudança de 1 hora, mas as crianças podem demorar vários dias a adaptarem-se (e conheço alguns adultos que também).

Que podemos fazer para esta mudança não ser tão brusca?


O meu conselho é que comecemos a adiantar a hora de tudo o que fazemos uns 15 minutos, uma semana antes. A adiantar a hora do almoço, do jantar, das sestas, do banho... e a hora de ir dormir.

Vou-vos dar um exemplo:


Se o vosso filho se costuma deitar às 20h30 e acorda às 7h30, faremos a mudança desta maneira:

Segunda-feira 22 e Terça-feira 23 – hora de deitar às 20h15 e hora de acordar às 7h15 (tudo 15 minutos antes, cada 2 dias)

Quarta-feira 24 e Quinta-feira 25 – hora de deitar às 20h e hora de acordar às 7h (menos 15 minutos, cada 2 dias)

Sexta-feira 26 e Sábado 27 – hora de deitar às 19h45 e hora de acordar às 6h45

Na manhã de Domingo, a hora de acordar já seria com a nova hora, entre as 7h30 e as 7h45, e o deitar seria as 20h30.

E assim, tudo volta ao horário do costume.


Os dias são mais compridos e há mais horas de luz e, por isso, devemos tentar que o quarto esteja o mais escuro possível à hora de ir para a cama, para conseguir um ambiente de tranquilidade. E, claro, fazer a nossa rotina antes de ir dormir.


É também importante que durmam bem as sestas durante o dia, porque, se os vossos filhos estiverem descansados, vão conseguir conciliar o sono mais facilmente à noite.


De qualquer maneira, devemos estar atentos aos sinais de sono dos nossos filhotes, ter em conta as suas janelas de sono (horas de vigília-sono), e não se esqueçam que podem demorar uma semaninha a habituarem-se à mudança da hora, por isso, tenham paciência.


Espero ter conseguido ajudar um bocadinho com este tema.


E se não funcionar, podem sempre contactar-me e contar comigo!



Isabel

52 visualizaciones0 comentarios

Entradas Recientes

Ver todo